

O PULO DO COELHO...
A páscoa significa literalmente pular... E traz a memória o dia em que o Anjo da Morte pulou as residências do povo de DEUS. O povo de DEUS tinha suas moradias marcadas com sangue de um cordeiro na porta naquela ocasião no Egito, quando o Anjo da Morte visitara as moradias do Egito. O Anjo da Morte foi até todas as famílias para matar o primeiro filho de cada família. Mas quando o Anjo da Morte encontrava o sinal estabelecido por DEUS, o sangue de um cordeiro, ele pulava aquela casa indo para a próxima... O cordeiro usado no Egito apontava para o Cordeiro da Nova Aliança, do Novo Pacto, do Novo Testamento... O sangue do CORDEIRO é imexível, irremovível e definitivo.
Muitos sacerdotes e Igrejas criticam o coelho da páscoa, pois a imagem do coelho, para eles, competi com a imagem do CORDEIRO. Criticam também o ovo de chocolate que saboreamos. Particularmente penso ser de um fundamentalismo sem sabor...
O coelho é um animalzinho mais próximo de nós que o cordeiro, afinal o coelho diante do sacrifício fica tão calado quanto o cordeiro... O coelho pula e o cordeiro também, e isto nos lembra que o Anjo da Morte pulou por sobre as residências do povo de DEUS que tinha o sangue do cordeiro marcando suas casas... O ovo de chocolate, usado em nossa páscoa familiar, é ao nosso paladar um alimento super saboroso, que reservamos fazer uso em ocasião especial e compartilhamos com nossos familiares e amigos mais chegados... Isto nos faz pensar quão mais saboroso é a PÁSCOA oferecida por DEUS e comemorada por Sua IGREJA – Seu povo.
A Páscoa comemorada pela Igreja é mui mais saborosa do que a páscoa lembrada em nossas casas... Não é problema nenhum lembrarmos da páscoa com coelho e ovos de chocolate. Mas a Páscoa mais saborosa é comemorada na IGREJA... A qual nos referimos como: Santa Ceia ou Eucaristia, ou ainda a Ceia do SENHOR.
Não há diferença entre a páscoa do chocolate e a Páscoa eucarística, pois todos participam... A diferença é como participam... Na páscoa do chocolate todos comem, já na páscoa eucarística todos participam também: Os que não comem, participam negando sua fé em CRISTO, e participam conscientemente para a morte... E os que comem, participam com fé no CORDEIRO = no CRISTO VIVO, e estes participam para a vida e vida eterna.
Não adianta, se você ainda não pode participar da ceia do SENHOR, não há o que comemorar nesta páscoa... Pergunte-se: ‘O Anjo da Morte pulará minha casa?’, e ainda: ‘O sangue do CORDEIRO, JESUS CRISTO, está sobre minha família, protegendo-a de fato da morte eterna?’... Logo, antes de lembrar do coelho, lembre-se de acertar sua vida com o CORDEIRO, e antes de comer do ovo de chocolate, coma da carne e beba do sangue do CORDEIRO, se não, não haverá o que comemorar na páscoa, apenas chorar e lamentar como os egípcios atingidos pelo Anjo da Morte fizeram...
O que nos move em nossa comemoração não é o pulo do gato e nem o pulo do coelho, mas o pulo do Cordeiro... Digo, o pulo do Anjo da morte proporcionado pelo sangue do Cordeiro...
Porém, não vejo problema em usarmos a imagem do coelho e nem de comemorar a páscoa em nosso lar com ovos de chocolate, pois penso que possui um valor pedagógico que deveria ser explorado pelos cristãos. A cerimônia do Antigo Testamento também possuía um valor pedagógico... Apontava para o CORDEIRO que viria... Nós sabemos que ELE já veio e que a alegria e a vitória trazida e proporcionada por ELE é incomparavelmente superior ao que era esperado.
Contudo, sabedor de que você comemorará e compartilhará da páscoa não apenas familiar: com coelho e ovos de chocolate. Mas especialmente: a páscoa da IGREJA, a páscoa eucarística... Desejo a você: Feliz Páscoa!
Reverendo Cristiano Ferreira – Ministro da IPB Lorena